quinta-feira, 25 de outubro de 2012

4º DIA 25 OUT: FOZ DO IGUAÇU - URUGUAIANA

DIÁRIO DE VIAGEM

Hoje, graças a Deus o dia foi curto. Foi um dia puramente de estrada e deslocamento de A para B.
Entramos na Argentina por Puerto Iguazú e pegamos a RN-12, em seguida cruzamos pela RN-105 para a RN-14 até o nosso destino.
As estradas em termos de asfalto estão excelentes, contudo deixam a desejar na sinalização horizontal e na falta de acostamento. Assim mesmo, devido ao baixo tráfego na região andamos em um regime bem aceitável. Foram apenas duas paradas de curta duração que praticamente não alteraram o ritmo da viagem. Hoje andamos 630 km em 8 hs e chegamos as 15:40, em Uruguaiana. Vimos inclusive que poderíamos ter andado mais e pernoitado mais adiante.
Em termos de regiões vimos duas bem distintas: na primeira metade da viagem na Província de Missiones, observamos várias áreas de parques naturais, muita mata conservada nas margens da estrada e quase nenhuma agricultura; por outro lado na segunda parte na Província de Corrientes, nos deparamos com os descampados dos Pampas com poucas lavouras e muitas, mas muitas mesmo, cabeças de gado. Eram tantas, que chamou a nossa atenção. Todas com caras saudáveis, gordinhas e simpáticas.
Em todas as duas áreas a tônica era a falta de apoio aos viajantes. Os postos de serviço eram singelos, sujos, incrustados nas cidades e com pouquíssima infraestrutura. O uso do cartão de crédito é dificultado ao extremo para se receber cash.
            Quando do nosso planejamento da viagem ainda no Brasil, tínhamos a preocupação com a extorsão da Policia Caminera e da Gendarmeria. Ouvimos falar em propina declarada, venda de rifas, exigências absurdas, etc... Tudo com o espírito de se conseguir o vil metal. Entretanto, me deparei com policiais educados, simpáticos e prestativos, que sempre procuraram nos ajudar e nunca nos molestaram. Ficamos muito felizes por constatar esta mudança. É óbvio que procuramos cumprir todas as exigências legais em termos de documentos e equipamentos do carro, alem de dirigirmos com prudência e em velocidade permitida na estrada.
            Bom, como chegamos cedo ao destino de hoje procuramos descansar no River Hotel. Jantamos no restaurante do próprio hotel e assim fechamos o dia de hoje.
(FOTO TIRADA PELO TETO SOLAR DO CARRO)

Amanhã partimos finalmente para o interior da Argentina, indo diretamente para o Sul e para o Oeste, descendo e nos aproximando dos Andes. Etapa longa e cansativa até a cidade de General Villegas.