quarta-feira, 7 de novembro de 2012

16º DIA 06 NOV: EL CALAFATE – PUERTO NATALES (428 km – 6:43 hs)



DIÁRIO DE VIAGEM

            Seguimos de El Calafate com destino a Puerto Natales, no Chile, porta de entrada do Parque Nacional Torres del Paine. O trajeto foi curto, em uma estrada na maior parte de asfalto, de novo em meio a terras desertas. Cruzamos a fronteira em Cerro Castillo – fizemos aduana e polícia de fronteira na Argentina, onde só demoramos porque pegamos um ônibus de turismo na nossa frente, fora isso foi tudo bem; e no Chile onde embora rápido, tivemos que tirar todas as malas para passar no scanner.

 


            A partir daí já estávamos dentro do parque e nos dirigimos para o Lago Sarmento, onde há um mirante para ver as Torres. Andamos cerca de 36 km e chegamos a um lindo lago de cor azul forte. O lago, segundo a explicação, tem entrada de água, mas não tem saída, formando um sistema fechado. Ele tem água rica em carbonato de cálcio e forma estruturas esqueléticas similares aos corais. A água tem pH elevado (9), o que não permite vida. 

 


            Ao chegar lá o tempo em direção às Torres (ou Cuernos) estava fechado, mas aos pouco as nuvens subiram e nos deixaram ver as três torres – a Central, a Norte e a Leste. A mais alta tem 2600 m, as demais, 2400 e 2200. Toda a montanha naquela área é chamada de Cordilheira de Paine, e no parque tem um lago Paine e um rio Paine. A visão das torres é muito bonita, com aqueles picos íngremes, pontiagudos, se estendendo para o céu.
            De lá voltamos a Cerro Castilho onde almoçamos em um restaurante simples, mas que tinha uma boa comida. Os preços aqui no Chile também estão bem mais atraentes, exceto pela gasolina.


              Dali seguimos para Puerto Natales, uma cidade pequena, às margens de um rio bem largo que parece até o mar. A cidade é bem simples, mas tem tudo – hotéis, bancos, restaurantes etc.. Saímos andando pela cidade batendo fotos, descobrindo e fizemos comprinhas básicas de souvenires. Nesse passeio descobrimos um bom local para jantar.

            Estamos no Hotel Charles Darwin – um hotel bem central, num prédio antigo, bem básico, porém bem aceitável.

            O jantar foi no restaurante “Mares patagônicos”, que tinha um cardápio bem variado com pescados e frutos do mar, carnes, massas etc... e jantamos muito bem.
            Amanhã devemos conhecer o outro lado do parque e tentar arranjar um local para uma caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita e comentário.